Abenah

Publicações Acadêmicas | Contribuição do Reiki no tratamento da infertilidade na Reprodução Assistida

O impacto do Reiki na redução da ansiedade, estresse e na taxa gestacional de mulheres em tratamento da infertilidade na Reprodução Assistida.

A Tese de Doutorado da professora e pesquisadora Dra. Mariana Lopes Borges, vinculada ao programa de pós graduação Enfermagem em Saúde Pública da EERP-USP, orientada pelas professoras Dra. Marislei Sanches Panobianco (EERP-USP) e Dra. Rosana Maria dos Reis (FMRP-USP) avaliou o efeito do Reiki, enquanto intervenção clínica, em um estudo clínico randomizado e controlado, com grupos de intervenção Reiki e placebo e um controle, sem intervenção clínica, em mulheres inférteis na Reprodução Assistida.

Os resultados evidenciaram que o Reiki influenciou positivamente na redução da ansiedade e nos fatores de estresse e contribuiu para o sucesso gestacional, ou seja, as mulheres que receberam Reiki engravidaram mais em relação às mulheres dos demais grupos de estudo.

Estresse e ansiedade são fatores que interferem no tratamento de mulheres inférteis e o Reiki demonstrou ser uma estratégia terapêutica eficaz que favorece o controle ou redução destas variáveis durante o tratamento, favorecendo maior equilíbrio e bem-estar às mulheres.

Clique no link abaixo para ter acesso a tese.
Documento em PDF

Para mais detalhes, entrar em contato:
Email: [email protected]
Telefone: 16 98108-4589

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *